Latinautas

Projeto da America para as Americas, uma viagem em busca da identidade, e todas as formas de resistencia e revolucao da sociedade latina

quarta-feira, outubro 25, 2006

Dia 20/10/06 - San Cristobal de Las Casas - Chegada ao reduto zapatista

San Cristobal de Las Casas - 20/10/06

Cidade mundialmente conhecida apartir de 1994 com as ações revolucionárias do Ezército Zapatista de Liberación Nacional. E é por isto que estamos aqui. Chegamos sem contatos, nos alojamos num albergue e logo começamos a nos organizar para encontrarmos alguém que pudesse nos ajudar nessa empreitada de conseguir uma entrevista com os zapatistas.
Fomos todos caminhar na cidade, para conhecer e investigar os possíveis locais que pudessemos entrar em contato. A Milena e o Pedro encontrarama a oficina do EZLN, bateram na porta e um homem encapuzado abriu a portinhola perguntando o que queriam. Disse que o movimento estava em alerta vermelho e não tinha como dar informações sobre nada dispensou os dois. Alerta vermelho pelos fatos em Oaxaca, onde o governo mantém uma grande concentração de militares e paramilitares na região, prontos a restaurar a "ordem" no Estado. Tudo isso, facilmente traria consequencias para o Estado de Chiapas e uma provável intervenção militar para desarticular o movimento zapatista. Enquanto isso eu e a Ligia entramos num bar chamado Revolução. Fotos de Zapata, Subcomandante Marcos, bandeiras de Cuba. Percebemos que o dono poderia nos dar algumas informações, e iriamos voltar de noite para tentar encontra-lo. Descansamos um pouco e fomos ao bar. Encontramos Carlos, dono do bar, conversamos e logo nos apresentou a um cinegrafista, conhecido por Chankim. Contamos nosso projeto, e logo nos convidou para nos encontrarmos e irmos a sua casa para pegarmos algumas imagens. Saimos de um bar e fomos a outro, comemos, bebemos, e voltamos ao albergue para dormir.
Foto: Rua de San Cristobal de Las Casas