Latinautas

Projeto da America para as Americas, uma viagem em busca da identidade, e todas as formas de resistencia e revolucao da sociedade latina

quinta-feira, outubro 05, 2006

Dias 26 e 27/09/06 - Bem Vindos ao México - Aqui somos latinos

Monterrey - 26 e 27/09/06

Enfim chegamos ao México, tranquilos passamos pela fronteira sem nenhuma preocupação das autoridades do país. O choque social foi enorme. Sair de um país de primeiro mundo e após dois minutos estamos imersos num caos. Este é o único modo de explicarmos a passagem. As eleições para presidência foram marcadas pela fraude e pela corrupção. Obrador, candidato do povo perdeu as eleições havendo diversos indicios de intervenção na contagem dos votos. Urnas que sumiram, pessoas que não existem que votaram, enfim, o país ficou mais de um mês sem ninguém no poder. Quem foi oficializado presidente do México foi o candidato da direita Felipe Calderon, com apenas 250 mil votos a mais, dentro de 40 milhões de votantes. O exército está nas estradas para manter uma "ordem" que não existe, pois o poder, que constitucionalmente emana do povo, não tem mais sentido. Em Oaxacla há uma revolução popular com tomada de órgãos públicos, meios de comunicação e criações de Assembléias para decidirem os rumos da região. O povo cansou de esperar e luta pelo lugar que é seu de origem, como núcleo deliberativo das execuções estatais. Chegamos em Monterrey, nos hospedamos e fomos jantar. Os funcionáios do hotel nos indicaram um restaurante na mesma rua que estavamos, chamado "Nuevo Brasil". Fomos, um pouco desconfiados, mas entramos. Diversos quadros, do Obrador, do EZLN, da seleção brasileira de futebol, do Ernesto "Che" Guevara, Fidel Castro, Pancho Vila, Emiliano Zapata....Foi uma ótima surpresa, um bar com os resistentes expostos nas paredes.Conversamos com o dono e marcamos uma entrevista para o dia seguinte, algo de bom nos aguarda. Acordamos cedo no dia 27, arrumamos nossos materiais e voltamos ao bar para gravarmos. As perguntas todas envolvendo a resistência latina, e as respostas acaloradas demonstravam um estreito relacionamento entre o proprietário do bar com diversos movimentos sociais. Tudo saiu como planejávamos. Acabou nos indicando uma fonte na Cidade do México, para procurarmos e continuarmos nosso projeto.