Latinautas

Projeto da America para as Americas, uma viagem em busca da identidade, e todas as formas de resistencia e revolucao da sociedade latina

segunda-feira, novembro 20, 2006

Dia 01/11/06 - Cuba - Turbulência......

Cuba - 01/11/06
Talvez para muitos o título possa parecer o que ocorreu em Cuba, mas restringimos esta palavra somente para o voo de Cancun à Havana. Fomos cedo ao aeroporto, tinhamos que fazer o check-in e despacharmos as bagagens.
Fomos à Aerolinea Cubana, apresentamos os passaportes, vistos e...
... nos disseram que teriamos que pagar uma taxa de saída terrestre do México, sendo que estavamos saindo de avião, e nos falaram para irmos à imigração resolver este problema.
O rapaz que nos atendeu disse que teriamos que voltar ao centro da cidade e pagarmos num banco esta taxa.
Como bons brasileiros, ficamos mais de 30 minutos argumentando do porquê desta taxa, que não poderiam nos cobrar algo que não estavamos fazendo.
No final nos concedeu a saída e pudemos ir para sala de embarque.
Turbulência passamos no voô. Um avião antigo, ucraniano, e pequeno. Digo isto pelo fato de Cuba receber um bloqueio econômico que o impede de comercializar qualquer produto que tenha peças dos Estados Unidos. Como todos os aviões são montados por peças norteamericanas, os aviões cubanos são verdadeiros 14-Bis, que foram comprados da extinta União Soviética.
Muita chuva, céu escuro, ventos e turbulência. O resultado era previsto. O Pedro, que não gosta de altura ficou com dor de cabeça, nos olhos e ficou nervoso, e a Ligia sofreu um pouco e teve que deixar o café da manhã no chão do avião...
Quando o avião pousou foi um alívio, enfim estávamos na ilha de Cuba
Fomos de táxi à casa de nossos amigos, Fidel e Maritza, onde ficariamos hospedados até nossa saída, dia 17. Chegamos, nos acomodamos, e saímos para comer algo.

Foto: Avião da Aerolinea Cubana