Latinautas

Projeto da America para as Americas, uma viagem em busca da identidade, e todas as formas de resistencia e revolucao da sociedade latina

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Dia 27/11/06 – La Antigua Guatemala - Vulcão Pacaya

Vulcão Pacaya - 27/11/06

Logo cedo fomos até a oficina de um artesão, ele nos explicou as crenças, as culturas e as diversidades dos povos indígenas na Guatemala. Junto ao albergue onde nos hospedamos, há uma agência de turismo e lá vimos vários lugares lindo que poderíamos conhecer. O mais viável foi o famoso Vulcan Pacaya. Como uma hor e meia de carro até seu arredor e depois dali, pagamos como que Q25,00 (quetzal) para subirmos, ali conhecemos o guia Carlos, que batizou nosso grupo de Monja Blanca (uma flor típica da região), e ainda nos perguntou se estavamos todos preparados com suas lanternas postas, mas ninguem tinha uma lanterna. Bom do mesmo jeito fomos. Uma hora em meia caminhando de pura subida, um tanto cansativo. Nada igual visto antes, lavas gigantescas de meses no meio do caminho. Caminhávamos pelas lavas que tinham como que 7 meses e em algumas partes conseguiamos sentir o calor. Subimos até muito próximo da boca do vulcão, um calor incalculável e uma vista inesquecível, realmente impressionante. Depois de muitas fotos e um pouco de descanso, tivemos que descer. Agora super escuro, já era como as sete e meia da noite e ninguém da Monja Blanca tinha uma lanterna. Enfim, chegamos todos bem, pegamos a condução e voltamos para Antigua.